Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
homepage
mapa do site
informações
contactos
como chegar
email para webmaster
   
  imprimir
 
voltar 
WG 2.1 @ ADB - Um arquivo na história da mais recente das tecnologias

Em novembro de 2017 o Arquivo Distrital de Braga recebia em depósito um conjunto de documentação de arquivo proveniente do grupo de trabalho WG2.1 - Algoritmi Languages and Calculi, da IFIP (International Federation foi Information Processing).

Este arquivo cobre um período fulcral da história do "software" de um grupo que se encontra, ainda, em plena atividade. O WG2.1 da IFIP desenvolveu, ao longo dos anos 60 e 70 do século passado, as linguagens e os princípios científicos que norteiam ainda hoje a programação de computadores. Um trabalho cuja relevância histórica veio a ser reconhecida com a atribuição de várias "Turing Awards" a membros desse grupo.

No próximo dia 20 de junho, pelas 16:30 horas, no Arquivo Distrital de Braga (R. do Abade da Loureira, Braga) terá lugar a apresentação desta documentação. A apresentação estará a cargo dos professores Pedro Henriques (Departamento de Informática da UMinho - DIUM) e José Nuno Oliveira (DIUM/INESC-TEC), membro do WG2.1, da arquivista Alexandra Vidal, responsável pela descrição arquivística, e do diretor do ADB, António Sousa.

O tratamento da documentação, em tão curto espaço de tempo, só foi possível com o generoso apoio da empresa Primavera Software e do seu CEO Eng. Jorge Batista que estará presente neste evento. Este evento tem ainda o apoio do INESC-TEC.

A associação ao ADB da Primavera Software e do INESC-TEC na valorização de um acervo da área técnica e científica em que desenvolveu atividade tem uma importância especial quando se perfazem 30 anos de uma relevante colaboração entre o Departamento de Informática da UMinho e o Arquivo Distrital de Braga, que recebeu este fundo no ano em que completava o seu centenário.

O inegável papel que o "software" tem nos dias de hoje - e que mais terá com o advento da I4.0 - justifica que estudemos este fenómeno, as suas origens e, em particular, a sua história, para conhecermos a sua evolução e desenvolvimento e compreendermos o seu impacto na nossa sociedade.
 
voltar 
 
  © 2018 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por ADB Símbolo de Acessibilidade na Web D.