Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
homepage
mapa do site
informações
contactos
como chegar
email para webmaster
   
  imprimir
 
O Arquivo Distrital de Braga
 

O Arquivo Distrital de Braga (ADB) foi criado, em 11 de Agosto de 1917, através do Decreto Lei n.3286, determinando-se assim os fundos de que é depositário.

Posteriormente, a incorporação de outros documentos e fundos documentais, nomeadamente o Arquivo particular e diplomático do Conde da Barca, vieram enriquecer significativamente o espólio desta Instituição.

No respeitante à sua instalação foram gravíssimas as dificuldades com que se debateu durante vários anos. Como escreveu o Dr. Alberto Feio, a documentação fora dispersa por três prédios, separados uns dos outros, e em precárias condições de acomodação. Esta situação manteve-se ate ao ano de 1934, data em que foi transferido para as atuais instalações, ou seja, após conclusão das grandes obras do antigo Paço do Arcebispo D. José de Bragança.

Em 1976 o Arquivo Distrital e a Biblioteca Pública foram integrados na Universidade do Minho, pelo Decreto-Lei n.402/73, de 11 de Agosto, resultando daí incontáveis benefícios para ambos os serviços.

Genericamente compete ao ADB preservar e difundir os fundos documentais nele existentes e proceder a incorporação de documentos dos Cartórios do Registo Civil e Notarial do distrito, bem como exercer todas as outras funções que lhe estão atribuídas pelo Decreto-Lei n.149/83, de 5 de Abril.

A partir de 1984, e no âmbito das atribuições legais, procedeu-se à implementação de outros serviços e à sua projeção no exterior.

O ADB é membro do Conselho Cultural da Universidade do Minho, pelo Despacho Normativo n.80/89, de 7 de Agosto e pelos Estatutos da Universidade do Minho, publicados em anexo a este despacho.

    

 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por ADB Símbolo de Acessibilidade na Web D.