Universidade do Minho    
 
  Universidade do Minho
http://www.adb.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 
voltar 
Visitas ao Arquivo Distrital de Braga


O Arquivo Distrital de Braga (ADB), unidade cultural da Universidade do Minho (UM), promove a 8 de junho de 2012, véspera do Dia Internacional dos Arquivos, visitas para o público em geral com início às 10h00 e 14h30, tendo a duração aproximada de uma hora.

A inscrição é gratuita e deve ser feita até ao dia 7 para o endereço sec@adb.uminho.pt (será confirmada pelo mesmo meio) ou pessoalmente no Arquivo, indicando o nome, idade, habilitação académica, profissão ou atividade. Os dados destinam-se apenas a gerir a formação dos grupos e a preparar a visita.

Situado no Complexo Largo do Paço, em Braga, o ADB foi criado em 11 de agosto de 1917 e integrado na UM em 1973. É um dos maiores arquivos do país e com uma diversidade de fundos arquivísticos valiosos, públicos e privados, nos quais sobressaem os arquivos do Cabido e da Mitra da Sé de Braga e do Conde da Barca. Realiza ao longo do ano visitas às suas instalações, geralmente de grupos provenientes de instituições de ensino secundário, profissional e universitário e, nalguns casos, no âmbito de atividades relacionadas, como reuniões de profissionais da área BAD e participantes em eventos da UM. As visitas permitem o conhecimento do edifício e dos fundos custodiados, bem como outros aspetos da atividade arquivística, do acesso aos documentos e da sua importância como fonte de investigação na construção da memória coletiva e na garantia de direitos dos cidadãos e das instituições.
 
voltar 
  © 2019, Universidade do Minho