Da sua formação artística nada se conhece, da mesma maneira que não se conhece nenhuma obra antes dos 26 anos. A sua arte englobava a arquitetura, a talha, o desenho, a cartografia, o azulejo, a carpintaria e o ferro. As referências a seguir apontadas constituem-se exemplificativas das criações que produziu, umas atribuídas e outras documentadas.
A primeira obra conhecida foi a cartela para a portada dos Estatutos da Irmandade do Bom Jesus e Santa Ana de 1747. Obra com pouca visibilidade visto tratar-se da folha de rosto de um livro de uso restrito.
Em 1751 surgiu a sua primeira obra tridimensional, o sacrário para a igreja de Nossa Senhora a Branca.
Arquitetura
Paço de D. José de Bragança, Braga, 1743/44-1751
Convento de Santa Rosa de Lima, Guimarães (portão), 1747/1748
Capelas e fointes do Bom Jesus, provavelmente entre 1748 e 1765
Palácio do Raio, Braga, 1752
Capela de Santa Maria Madalena da Falperra, Braga, 1753
Casada Cãmara, 1753
Capela de São Bentinho do Hospital de São Marcos, 1754
Igreja da Lapa, Arcos de Valdevez, 1758
Igreja dos Congregados, Braga, 1761
Capela dos Monges, Convento dos Congregados, Braga, 1768
Igreja dos Santos Passos, Guimarães, 1769
Talha
Igreja de Nª Sª a Branca (sacrário), Braga, 1751
Mosteiro de Bustelo (cadeiral, no coro alto), Penafiel, 1755-1758
Igreja do Mosteiro de Tibães, 1756Sé de Lamego (retábulos do transepto), 1758?
Mosteiro de S. Domingos, Retábulo de N.ª S.ª do Rosário, Viana do Castelo, 1760?
Igreja da Agonia, Viana do Castelo, 1762 e 1763
Capela das Malheiras, Viana do Castelo, 1763.
Capela de Santa Maria Madalena da Falperra, Braga, retábulo-mor, 1763
Convento de Santo António do Vale da Piedade, retábulo-mor, Porto, 1766
Sé de Braga, Retábulo de N.ª S.ª da Boa Memória, 1767
Capela da casa da Freiria, Arcozelo, Ponte de Lima, 1767
Capela do Palácio de Mateus, retábulos da nave, Vila Real, 1767-1768
Igreja matriz do Pico de Regalados, Vila Verde, retábulo-mor, 1767-1768
Capela dos Monges, Convento dos Congregados, Braga, 1768
DOCUMENTOS