Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
homepage
mapa do site
informações
contactos
como chegar
email para webmaster
   
  imprimir
 
voltar 
Arquivo do Conde da Barca: projeto financiado por Programa ADAI - Iberarchivos



O Programa ADAI financiou parte do projecto «Arquivo do Conde da Barca: digitalização e disponibilização na Internet».
 
Este projeto do ADB visa disponibilizar na Internet o acesso às representações digitais dos documentos que constituem o Arquivo da Família Araújo de Azevedo, conhecido pela designação de Arquivo do Conde da Barca, que detém um interesse relevante para os investigadores ibero-americanos principalmente pelas funções que desempenhou António de Araújo e Azevedo (1754-1817), fidalgo da Casa Real, 1.º Conde da Barca, diplomata e membro de diversos governos de Portugal.

A disponibilização das descrições do fundo na interface de pesquisa (pesquisa.adb.uminho.pt/welcome) ocorreu no dia 15 de julho de 2014, data em que se deu início à disponibilização das representações digitais dos documentos. (2014-07-02)

Da família ao utilizador

Entre 1908 e 1909, os representantes da família Araújo de Azevedo ofereceram o arquivo da família a Manuel de Oliveira, médico e bibliófilo de Ponte de Lima.
Após o falecimento deste (1918), a «Livraria Oliveira» - acervo que incluía, entre outros, o arquivo da família Araújo de Azevedo - foi adquirida pela Câmara Municipal de Braga.

Em 1926 ocorre a sua incorporação no Arquivo Distrital e Biblioteca Pública de Braga, numa permuta de livros existentes nesta instituição. O conjunto documental ficou então conhecido como «Fundo Barca-Oliveira».

Após a integração na Universidade de Minho, o Arquivo Distrital de Braga (ADB) e a Biblioteca Pública de Braga (BPB) tornam-se unidades distintas, sendo o acervo «Barca-Oliveira» dividido por ambas: os documentos de arquivo ficaram depositados no ADB e os impressos na BPB.

Até 2014, o acesso aos documentos do Arquivo da Família Araújo de Azevedo era feito através do seu catálogo em papel, consultado presencialmente no serviço de referência do Arquivo .

O projeto «Arquivo do Conde da Barca: digitalização e disponibilização na Internet» permitiu tornar acessível pela Internet as descrições arquivísticas do fundo, e as representações digitais dos documentos. Este projeto teve o apoio do Programa de Ajuda ao Desenvolvimento dos Arquivos Iberoamericanos.
 
voltar 
 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por ADB Símbolo de Acessibilidade na Web D.