Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
homepage
mapa do site
informações
contactos
como chegar
email para webmaster
   
  imprimir
 
voltar 
Apresentação do livro "Memórias e diário íntimo de um fidalgo bracarense (1787-1810)"

4 Outubro 2013, 17h
Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho
Festival de Outono

A Presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho e o Diretor do Arquivo Distrital de Braga têm a honra de convidar V. Ex.ª para a apresentação do livro Memórias e diário íntimo de um fidalgo bracarense (1787-1810), um manuscrito de João Luís Jácome com estudo e transcrição de Ana Maria Macedo, que terá lugar no dia 4 de Outubro de 2013, pelas 17 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, integrada no Festival do Outono desta Universidade.

A obra publica o manuscrito constituído pelo diário e livro de razão de João Luís Jácome, pertencente ao Arquivo da Casa do Avelar, custodiado pelo Arquivo Distrital de Braga, e transmite-nos, na ótica do seu autor e associada aos seus sentimentos, a vida pública e cultural da cidade de Braga, no final do século XVIII e início do século XIX.

A sessão contará com a colaboração do Departamento de Música da UM. Um grupo de alunos interpretará, sob a direção de Vitor Lima, dois bailes que chegaram até aos nossos dias: «Bayle del amor Resussitado» e  «Balle de la Niña novia», compilados num manuscrito de Felipe Jácome de Souza, entre os finais do século XVII e o início do século XVIII, também do acervo do Arquivo Distrital de Braga.

Este manuscrito foi objeto de estudo por Xojé Crisanto Gándara que diz sobre essas peças: «Como baile entendemos una de las modalidades genéricas de teatro breve. Se trata de pequeñas obras dramáticas en las que una buena parte de versos eran cantados y que incluían movimientos coreográficos.»

 
voltar 
 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por ADB Símbolo de Acessibilidade na Web D.