Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
homepage
mapa do site
informações
contactos
como chegar
email para webmaster
   
  imprimir
 
voltar 
  
Colecção Cronológica
 

CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/ADB/COL/CC

ENTIDADE DETENTORA
Arquivo Distrital de Braga

TÍTULO
Colecção Cronológica

DATAS EXTREMAS
911-1881

NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Fundo

DIMENSÃO E SUPORTE
3379 docs.; papel e pergaminho

HISTÓRIA ARQUIVÍSTICA
Em 1920 escrevia Alberto Feio no Boletim da Biblioteca Pública e do Arquivo Distrital de Braga (p.77-116):

«Junto da Sé instituiu D. Gonçalo Pereira uma capela para seu moimento, com a invocação de Nossa Senhora da Glória. Ligado a essa capela ergue-se um cubo ameado, de que muito tempo ignorei a serventia. Veio indicar-ma Frei Prudêncio de Sandoval, nas Antiguidades de la Igrezia de Tuy, Braga 1610, quando, referindo-se a certo documento de posse de uma conezia daquela Igreja, usufruída por D. Gonçalo Pereira, diz que se guardava «en Braga, en el Archiuo de la Capilla deste Arçobispo». Tive logo para mim que era a torre o lugar do ignorado arquivo. Ali fui logo e, com dificuldade, procurei o tesouro encantado.

Num armário a desfazer-se, cheio de lixo e de teias de aranha, descobri uma enorme quantidade de pergaminhos, encobertos por espessa camada de pó negro e caruncho da madeira, no fundo do velho móvel. Nem mais um dia ali os deixei. Procurado o presidente da comissão de bens eclesiásticos, e obtida autorização para a transferência, foram removidos para a Biblioteca.»

Dos cerca de 900 manuscritos encontrados, 200 estavam irremediavelmente perdidos. Os que se salvaram foram juntos a muitos outros da mesma natureza pertencentes ao Cartório da Mitra (incorporado no Arquivo e Biblioteca em 1911, vindo de uma sala situada na ala nascente do Paço Arquiepiscopal), assim como os que estavam relacionados com a Capela de Nossa Senhora da Glória. Ao conjunto formado chamou Alberto Feio Colecção Cronológica em resultado da organização dada aos documentos.

ÂMBITO E CONTEÚDO
Do Cartório da Mitra contém bulas, provisões, alvarás, sentenças, contratos, escrituras, forais, prazos e cartas régias de interesse para o arcebispado; da Capela de Nossa Senhora da Glória, uma parte relacionada com as propriedades doadas à mesma, outra pertencente à Mitra, como bulas, provisões, etc.; e outra, talvez a maior parte, documentos respeitantes a assuntos particulares do instituidor da referida capela.

SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO
Ordenação cronológica.

INSTRUMENTO DE DESCRIÇÃO
Ficheiro informático disponível na sala de leitura

 
voltar 
 
  © 2019 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por ADB Símbolo de Acessibilidade na Web D.