Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
homepage
mapa do site
informações
contactos
como chegar
email para webmaster
   
  imprimir
 
Serviço de Referência e Leitura
 
Serviço de Referência e Leitura 

Horário

1. O Serviço de Referência e Leitura do Arquivo Distrital de Braga (ADB) está aberto de 2ª a 6ª feira, das 9:00 às 12:30 horas e das 14:00 às 17:30 horas.

2. As requisições para consulta de documentos ou reprodução terão de ser efetuadas até às 12:15 horas, no período da manhã, e até às 17:00 horas, no período da tarde.

Condições de acesso

3. Na sala de referência o utilizador obterá a informação necessária à identificação dos documentos que pretende consultar.

4. Para efetuar a consulta de documentos, o utilizador preencherá na íntegra e em letra legível, uma ou mais fichas de requisição.

5. A consulta dos documentos requisitados efetua-se na sala de leitura.

6.O utilizador, para aceder à sala de leitura, deposita obrigatoriamente nos cacifos à entrada, todos os objetos que traz consigo (pastas, malas, sacos, guarda-chuvas, etc.).

7. Só é permitido levar para a sala de leitura: papel (folhas soltas ou um caderno), lápis, computador portátil ou equivalente. É permitido levar o telemóvel desde que o mesmo se encontre em modo de silêncio total, não sendo permitido o seu uso.

8. É expressamente proíbido escrever nos originais, fotografá-los ou digitalizá-los, assim como alterar a ordem dos documentos nos maços e pastas.

9. É proibido fumar, fazer barulho ou incomodar, por qualquer forma, os outros utilizadores.

Fornecimento de reproduções (certificadas ou não) de documentos

10. O ADB fornece reproduções dos documentos que custodia mediante requisição, que será anexa ao pedido de consulta, e o prévio pagamento do serviço.
 
11. As reproduções solicitadas serão entregues a partir do período da tarde do dia útil seguinte ao da requisição, exceto se o pedido for volumoso, o estado/tipologia dos documentos condicionar a sua manipulação ou ocorra qualquer situação excecional.

12. As reproduções podem ser levantadas pessoalmente ou enviadas por correio, não se responsabilizando o ADB por qualquer extravio que eventualmente ocorra. Contudo, o utilizador pode solicitar o envio por correio registado.

13. Ao abrigo dos artigos 15 e 16 do Decreto-Lei n.o 149/83, de 15 de abril, poderão ser observadas restrições e/ou condicionamentos à reprodução de documentos, nomeadamente: de códices ou livros muito volumosos ou de documentos em mau estado de conservação, de documentos não descritos/tratados arquivisticamente, de índices, inventários e outros documentos de investigação.

14. Não é permitida a utilização com objetivos comerciais das reproduções fornecidas sem prévia autorização expressa.


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por ADB Símbolo de Acessibilidade na Web D.